Polícia Federal fecha garimpo ilegal, apreende dinheiro e resgata pessoas em regime de escravidão no PA

Polícia Federal fecha garimpo ilegal, apreende dinheiro e resgata pessoas em regime de escravidão no PA
"Operação Napuru" combate a extração ilegal de minério no distrito de Casa de Tábua, no município de Santa Maria das Barreiras. Garimpo fechado na "Operação Napuru", no Pará

Ascom/PF

A Polícia Federal prendeu duas pessoas durante uma operação de combate a extração ilegal de mineiro no distrito de Casa de Tábua, no município de Santa Maria das Barreiras, sudeste do Pará. Segundo a PF, a "Operação Napuru" fechou um garimpo e apreendeu uma quantia em dinheiro, ouro e equipamentos.

Um grupo de trabalhadores em regime análogo a escravidão, que viviam no garimpo, também foi resgatado. O número de pessoas resgatadas ainda não foi confirmado pela Polícia Federal, que continua em operação no local.

De acordo com a PF, a operação está sendo acompanhada pelos Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Trabalho (MPT). No garimpo, que fica cerca de 154 quilômetros de Santa Maria das Barreiras, a equipe da PF apreendeu R$ 97.055,00 em espécie. Cerca de 2kg de ouro, 11 retroescavadeiras, 1 caminhão caçamba, apetrechos de garimpo e bombas de água. Todo o material apreendido será periciado.

Segundo a PF, ainda não há a dimensão da área de distruição causada pelo garimpo. Um perito está no local avaliando a região desmatada.

Dinheiro apreendido na "Operação Napuru", em Santa Maria das Barreiras

Ascom/PF